quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mascaras...

Boa tarde queridos e amigos, um novo tema para refletir um pouco nesta quinta feira e quem sabe a semana inteira.

Hoje falei sobre mascaras, sobre as diversas mascaras que assumimos ao longo da vida e até mesmo as diversas mascaras que encontramos no outros ao longo da vida.

Para começar a pensar vou fazer uma pergunta. Qual dessas nos fere mais?


Perda da identidade – quando já não sabemos mais quem somos nos prendemos tanto a uma imagem e aparência que quando acordamos já não sabemos mais nem mesmo quem somos.








O revelar da verdade – quando a mascara cai e tudo que escondíamos vem à tona, seja o fato de sermos fracos, orgulhosos, imperfeitos ou simplesmente sujos. Neguem a não ser nós mesmos sabemos o que escondemos em baixo de nossas mascaras, mas o fato que quando esta cai, nos sentimos muito indefesos.




A ilusão – esta mascara nos fere por sermos iludidos e acreditar nos outros, aquela pessoa que se omite, se faz de uma personalidade sendo que a verdade vem à tona depois, um belo dia e isso nos gera uma decepção imensa.



Eu particularmente não consigo dizer qual é a pior todas nos deixam muito chateados, eu não gosto de ser iludido então para mim essa é a pior. Detesto mentiras, quem convive comigo saber que o meu maior problemas e ser grosso às vezes, quando fora do meu eixo perco as estribeiras e acabo magoando alguém com minha verdade. Porem mentira não é algo que seja comum no meu dia a dia.

Recentemente estava conversando com dois amigos, uma amiga recente e o outro um amigo de vários anos, e conversávamos sobre os valores da humanidade, então viajamos no termo mascaras. E ali pude perceber o quanto perdemos por nos ocultar, o quanto deixamos de viver por medo, a droga e o álcool na mão de nossos jovens nada mais são do que uma fuga da realidade. Onde com tais produtos se sentem mais fortes e sem eles já não são mais nada.

Porem as mascaras funcionam da mesma forma. É uma fuga da sua realidade, onde fingimos ser quem não somos. Onde com ela somos fortes e sem elas somos fracos, até que um dia nos perdemos e não sabemos mais nem mesmo quem somos e tudo o que resta é o sofrimento. Existem pessoas que vivem tanto tempo com certas mascaras que quando resolvem tira-las é como se perdesse um pedaço da sua própria carne, este caso a dor ainda é pior pois no final te resta só o vazio.

Fico por aqui, tenho que voltar a trabalhar mas reflita um pouco e compartilhe comigo um pouco do que pensa sobre as mascaras que te rodeiam...

Como no teatro somos personagens de nossas próprias vidas, horas felizes e horas tristes... (Eduardo Moraes)

10 comentários:

  1. Concordo que viver com máscaras não é saudável, conheço pessoas que usam máscaras para se protegerem e não enganarem aos outros.Não consigo, mas não acho que seja por maldade e penso que essa máscara comece a fazer parte da pessoa em certos casos, deixando de ser máscara.
    Vim fazer uma visitinha ;p
    Saudadeess grandes de você e das nossas conversas ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom, Duda, muitas pessoas, em determinadas situações já viveram ou ainda vivem de aparências.
    Isso abrange vários fatores:
    primeiro: a pessoa quer ter tal personalidade que não consegue ter, mas finge que tem pra vê se chega próximo ao desejo de ter.
    segundo: pode ser a falta de coragem de realmente se olhar no espelho e ver quem realmente foi ou é.
    terceiro: (acredito que o pior dos motivos) ter medo do que os OUTROS vão pensar.
    Geralmente é a fuga da realidade, inclusive vale citar o que voce escreveu: o caso das drogas, nada mais é do que a fuga dessa tal realidade.
    Se preocupar com o que os outros vão pensar virou algo normal no mundo hoje em dia.
    Claro que existem as exceções, creio eu que sou uma delas, pq sinceramente se eu fosse viver minha vida de acordo com os princípios do mundo eu tava ferrada. E acredito que todos que vivem uma vida baseada nos outros, simplesmente não vive! Se parar pra pensar, está vivendo a vida dos outros e não a dela... Vivendo de aparências não se consegue sentir e viver os bons momentos, pois isso tira a espontaneidade e a naturalidade da pessoa, dificultando, involuntariamente, a aproximação dos demais. É uma tristeza ver alguém perdendo seu tempo com atitudes errôneas sobre si mesmo...
    Mas é a vida, ninguém está imune de erros... o que não se pode é tentar justificar esses erros inúmeras vezes, sabendo que lá na frente você vai olhar pra trás e se perguntar: por que não fui verdadeiro?
    É aí que volto a um antigo tema seu, duda: pra que remediar, se podemos fazer tudo certo no primeiro momento?

    É isso ai, duda! um grande abraço pra voce!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Du...

    Tema realmente MUITO interessante,de todas essas mascaras sei qual é a que me faz mais mau..

    A ilusão

    Esta é uma mascara que desde sempre me rodeou,sempre esteve presente em minha vida,confiei,acreditei,dei meu corpo e minha alma,tanto quanto a amores quanto a amigos e raros foram aqueles que foram sinceros,honestos, "limpos" comigo.Muita gente diz que sou uma esperta ou como se diz em italiano "furba",mas a verdade é que posso ser 'e sou ainda) muito boba quando se trata de amor e amigos, atualmente so amigos, encontrei meu amor (a tampa da minha panela), mas não foi sem dificuldades,muitos mentiram pra mim,mostraram uma face que não era real e quando conseguia ver a realidade dos fatos,ja tinha perdido muita coisa,mas não é este lado que faz o mais mal,mas sim o lado da amizade! O que pode esistir de mais doloroso para o coração que um falso(a) amigo(a)? Aquela pessoa a quem vc deu seu coração,a estima de si mesmo,aquela pessoa a quem vc contou o mais macabro dos seus segredos,a quem vc deu a "chave do seu jardim secreto", pra que no fim das contas aquela pessoa não era nada do que vc imaginava,tudo era a mais pura ilusão,uma mascara da qual quando caiu,te fez um tão grande mau,que era como se fosse um pedaço do seu coração que estava sendo arrancado!
    Por ja ter vivido todos esses sentimentos,pra mim sem duvida alguma a pior das mascaras é a mascara da ilusão!
    O pior é que a maioria dessas pessoas achavam estarem com a razão .. hum.. Quem pode ter tanta certesa de algo ao ponto de esquecer tudo o que fez a outra pessoa crer para se acreditar no direito de destrui-la por dentro?! As pessoas que tem esse tipo de mascara são como vc sitou acima : "Existem pessoas que vivem tanto tempo com certas mascaras que quando resolvem tira-las é como se perdesse um pedaço da sua própria carne" . Essa mascara faz ja parte dessas pessoas,elas são assim e se tem uma coisa que o tempo me provou é que poucas são as pessoas capazes de mudar!

    Bom,acho que cnsegui me exprimir claramente,paro por aqui sinão vou acabar escrevendo um livro, rsrsrs.

    Bjo grande Du, até o proximo tema nego (ou até a proxima vez que nos encontraremos no msn) ;D

    ResponderExcluir
  4. Belo Tema Duda!!!

    ..."A ilusão – esta mascara nos fere por sermos iludidos e acreditar nos outros, aquela pessoa que se omite, se faz de uma personalidade sendo que a verdade vem à tona depois, um belo dia e isso nos gera uma decepção imensa."

    ACredito que é esta mascara a principal de todas, é a inicial de todas as outras.

    A mascara é forma de morte e de matar, pois é o não se aceitar ou aceitar o outro como realmente é.
    Digo muito com meus amigos...Como moro em cidade pequena(Apenas 8.000 mordores), ja imaginam como as fofocas andam ? Temos um amigo que ele é o que é e não se esconde atras de nada.Ele faz suas aventuras sem temer, sem medo de ser feliz,mais infelizmente é algo de comentarios maldosos cheios de preconceitos.
    Então o que digo é que :Ele não usa mascaras!
    É por isso q as pessoas comentam tanto, porque têm inveja e não têm coragem de ser realmente o que são de verdade!

    Bjus

    Denise Mariana

    ResponderExcluir
  5. Nossa pessoal, que bom que o tema foi bom para interagir... fiquei impressionado com um pouco de cada um, quem mais me surpreendeu foi a Liliane... nossa ela conseguiu se expressar com poucas palavras. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    zuando neguinha. to com saudades suas quando vai vir ao brasil me ver, estou formando um novo grupo de RPG viu, vou montar um malkav. para vc. heheh.
    amem os comentários até agora... todos passam muita sinceridade e sentimento...

    ResponderExcluir
  6. Oi Duda.. Acredito que as mudanças de personalidade que ocorrem no ser humano muitas vezes chamamos vulgarmente de Máscaras, talvez este seja mesmo o termo mais adequado. O uso de "máscaras" esconde fatores que os outros possam não gostar, apresentando apenas um lado "maravilhoso, perfeito", que todos irão gostar, mas que não corresponde a verdade do que realmente somos. A 'máscara' é uma HIPOCRISIA? SIM, mas quem não usa uma máscara no seu dia a dia? Não deixamos de usá-las sempre que disso necessitamos? Não acredito numa pessoa que me diga: eu não uso qualquer máscara. Não com o intuito de enganar a fim de deturpar verdades, mas sim como forma de defesa, escondendo fragilidades ou para se adequar a alguém ou a algo determinado. Eu acredito que um dia a máscara acaba sempre por cair e a verdadeira personalidade revela-se por debaixo da tal face que antes se mostrava límpida, quer dizer, se ela ainda existir.

    ResponderExcluir
  7. Tipo assim Du...Olha que nem coloquei tudo que queria realmente dizer (teria passado horas escrevendo rsrsrs) mas sei que vc gosta ;D !!
    Quanto a ir ao Brasil estamos nos organisando o maridão e eu, mas espero que seja o mais rapido possivel, TO MORRENDO DE SAUDADES!!

    Mas olha, se criar um Malka.... NEM ROLA!!!!
    Te mato garoto!!!! Deus me livre e guarde, seus malka são muuuuitooo chatos cara!!! :P

    E sim,pode apostar que quando estava escrevendo meu coment. muitas lembranças vieram a tona! Deu até vontade de chorar! Ja sabe como sou mole e emotiva....

    So mais uma coisa, a Denise Mariane encontrou as palavras justas e exprimiu exatamente o que queria dizer em poucas linhas ; cito :"...A ilusão – esta mascara nos fere por sermos iludidos e acreditar nos outros, aquela pessoa que se omite, se faz de uma personalidade sendo que a verdade vem à tona depois, um belo dia e isso nos gera uma decepção imensa."

    Não tem nada mais doloroso que descobrir-mos que fomos enganados iludidos,por alguém em quem tinhamos uma grande confiança!!

    Ta bom,chega!Ja escrevi demais :P.. Bjo Du, fui...!! ;D

    ResponderExcluir
  8. AHHH esqueci de dizer uma coisa!!!!


    Caro Anônimo...EU NÃO USO MASCARAS!!!

    Não preciso disso..Quem me conhece sabe muito bem! Tanto que sempre fui "apontada" pelos outros e entitulada : "a doidinha" "a amostrada" "a sem coração" "a chata" etc... etc...etc...
    Tudo isso pq sempre vivi e vivo minha vida como creio ser o melhor para mim, jubilando com meus acertos e aprendendo com meus erros,não tenho complexos fisicos,nem psicologicos,sou feliz e ajo com as pessoas como elas ajem comigo e não me interessa quem seja (pode ser quem fôr)

    "Não faça com os outros o que vc não gostaria que os outros fizessem com vc!" Esse é meu lema de vida! Não gosto que usem mascaras comigo,ou seja, não as uso com ninguém!Acho que isso diz tudo ;) .. Um abraço Anônimo. ;D

    ResponderExcluir
  9. Olá Du!
    Realmente, tema muito interessante e como não poderia deixar de ser, bastante intrigante também...
    A questão do uso de máscaras, além de todos esses aspectos que você relacionou, pode está ligado diretamente a falta de personalidade própria! Há pessoas que não se revelam verdadeiramente por medo ou por baixa auto-estima... Pessoas que tentam ao máximo ser, ou parecer, com outras e assim deixam seu verdadeiro "eu" para trás. Infelizmente estas mesmas, vivem suas vidas como coadjuvantes e não sendo o ator/atriz principal... Assim como você disse, a mentira é a pior arma utilizada! Concordo com você!
    Procuro ao máximo viver a verdade e ser verdadeira com todos, por isso realmente cobro sinceridade das pessoas que fazem parte do meu convívio. Machuca e me doi muito saber que fui enganada, principalmente por aqueles em que depositei a minha confiança.., mas são coisas da vida! Nem sempre acertamos em nossas escolhas...

    Beijo enorme para você!!!
    Saudades, amigo querido...

    Thatá.

    ResponderExcluir
  10. Esse meu tioo
    nossa Duda nem sabia ue vc escrevia assim..
    Tipo adorei esse tema, vou ler os outros e é muito bom a gente saber, que a realidade meche com o nosso sentidos, com a nossa mente..
    Adoreiiii viu..
    beijossssssss

    Steffany Costa

    ResponderExcluir