domingo, 28 de março de 2010

Inveja

Boa tarde é uma ótima semana a todos.

Quero agradecer o carinho e compreensão de todos e principalmente aos amigos, e dizer que já estou muito melhor. O motivo que me tirou do eixo ainda existe porem não devo dar tanto valor assim, a algo que tanto me faz mal.
Bem, iniciarei meu retorno com um tema sugerido por uma amiga muito estimada, a Mih... Que pediu para eu falar sobre a Inveja, e achei intrigante o tema por ela sugerido.

A Inveja sempre foi o mau da humanidade, foi por meio dela que muita coisa importante se perdeu. Qual o motivo real da morte de Cristo? Qual o sentimento que invadiu o coração daqueles que o entregaram? Medo, receio talvez... Mas a inveja foi algo que com certeza habitou no coração daqueles que tiveram contato com Ele por derradeiro. Nas palavras sábias do Pe Zezinho em certo Galileu, “Mexeu na posição de alguns privilegiados”. O poder, atenção e carinho disposto pelo Cristo era algo que invejava muito os doutores da lei.

A inveja é algo que assombra a todos. Que nunca tiver sentido inveja de algo, alguém ou alguma situação que se manifeste. A final ninguém é plenamente satisfeito com o que tem ou a vida que leva. E como disse a Mih, é um sentimento tolo a final quem o vive é o primeiro a sentir seu veneno.

Nossa quando sentimos inveja, nosso alto-estima é deixado completamente de lado ou até mesmo esquecido, e junto com ele o vazio nos corroe por dentro. Outro sentimento aparente é o de impotência, nos sentimos tão fracos e incapazes de fazer qualquer coisa que perdemos a fé e deixamos até mesmo de tentar.

Deveríamos estender nossas mãos aos céus e agradecer por aquilo que temos. E não reclamar do que temos. Mas dizer é muito fácil certo? Então, o que me diz? Vale à pena tentar remediar esse sentimento? E como fazê-lo?
Bem eu tenho algumas idéias, nos amar é a idéia principal e todo o resto é construído.

Deixo aqui o espaço para todos discutirem comigo o tema e no que eu puder acrescentar aos seus depoimentos, farei de muito bom agrado.

Duda Moraes

6 comentários:

  1. Olá Duda, esse realmente foi um tema bem propício, especialmente hoje em dia...
    Acho que a inveja nada mais é do que uma comparação...
    Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra... É só ver alguem que tem aquilo que você mais queria, vc começa a comparar "po...mas eu sempre fui de tal jeito, era pra eu ter conseguido isso e nao tal pessoa"
    E por ai vai...
    Ta certo que a inveja, a maioria das vezes, é espontânea, é normal querermos tal qualidade daquela pessoa, tal coisa daquela, mas a partir do momento que que a inveja vira ódio, o negócio começa a complicar... Pois ai vc ja percebe a falta de confiança/segurança em si mesmo...
    E não ha nada pior quando isso acontece, vc começa a falar mal das pessoas, a julgá-las e esse complexo de inferioridade só aumenta, consequentemente as estratégias para derrubar o outro também aumentam e vira esse mundo de hoje...
    No fim das contas, a única coisa que falta para que a inveja acabe é o amor por nós mesmos... As pessoas ficam de olho nesses padrões de beleza "alta-magra-loira" e esquece que Deus fez cada um com suas qualidades e defeitos e podemos nos transformar no melhor que esperamos...
    Se nos amássemos da forma que verdadeiramente Deus espera, tudo seria diferente.. a felicidade do outro realmente seria nossa felicidade, ajudaríamos mais os outros a conseguir aquilo que nao conseguimos, enfim... mas enquanto estivermos preocupados com as coisas do vizinho, mais as nossas coisas continuarão uma merda, fazendo com que esse sentimento inútil da inveja aumente a cada dia...

    ResponderExcluir
  2. Inveja segundo o Aurélio: É um sentimento de desejar possuir aquilo que outro tem.
    Bom Du, acho que muitas vezes nos confundimos conosco, nem sempre temos inveja, as vezes é apenas o desejo de possuir alguma coisa, e por ver outra pessoa com isso esse desejo torna-se mais presente em nossa vida... claro existem pessoas que só desejam por ver outras pessoas com isso... A inveja é um sentimento que só nos corrói... Porque a pessoa invejosa empenha-se em conquistar o bem do outro ao invés de lutar para conseguir algo para si... Segundo a bíblia: É vício detestável, que torna a pessoa incapaz de se alegrar com um bem que é do outro (Eclesiastes 4,4 e Mateus 20,9-15).
    Respondendo as perguntas que você fez, se vale a pena tentar remediar esse sentimento, e como fazê-lo, bem, acredito que se paramos de nos preocupar com os outros e passamos a olhar um pouco mais para nos mesmos, nossas vidas, nossas conquistas e nossos fracassos vamos perceber que já temos coisas suficientes para nos preocupar, não precisamos nos preocupar com o que é dos outros... Frase clichê “Deus nos deu a vida para cada um cuidar da sua” se o fazemos creio eu que não teremos tempo para cuidar do que é do outro. Acho que é isso... Desejar ter algo é bom, nos faz buscá-lo agora desejar a vida do outro não faz bem, nem à nos nem ao próximo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Du meu amor..Que bom que recomeçou com os temas, ja estava com saudades ;) ...

    Bom, pessoalmente prefiro não portar um comentario direto sobre este assunto,ou criarei mais polêmica (pra variar rsrsrs) Portarei minha opinião de um modo bem geral. Creio que todos aqueles que sentem ou ja sentiram inveja em suas vidas de uma coisa ou de outra, uma situação,um momento,uma pessoa um estilo de vida alheio,uma maneira que o outro se veste ou se comporta etc.. etc.. etc... São pessoas pouco realisadas na vida deles de um modo geral,não minto quando digo que ja invejei algumas pessoas (Julia Roberts,Angelina Jolie,Sandra Bullock, rsrsrs) Mas a garota que nunca invejou uma pessoa deste meio que atire a 1a pedra (kkk), bom do que é invejar alguém do meio em que convivo ou convivi não tenho lembranças de ter vivido um sentimento tão mesquinho quanto este, tive altos e baixos na minha vida, (vc sabe muito bem Du) mas sempre tentei olhar o lado positivo das coisas e situações,mesmo as piores, ou seja, sou feliz, ainda mais nos tempos atuais, me sinto realizada,claro que como muitos,ja fui vitima des pessoas que crusaram minha vida e por causa da inveja tentaram me desmoralisar e mesmo discreditar,mas não tem probléma,devemos somente pedir a Deus que Ele abra os olhos destas pessoas pra realidade e que que elas possam ver o mau que fazem aos outros com este sentimento e principalmente o mau que fazem a elas mesmas!
    Pois aqui vai uma pequena mensagem para aqueles que sofrem pela inveja dos outros ou que sofrem por invejar os outros :

    "A inveja nada mais é que o ódio à superioridade." (Paolo Mantegazza)

    Pensem nisso ...

    Bjo grande Du, se cuida, amo d+!

    ResponderExcluir
  4. Duuda! fico feliz em vê que vc voltou a escrever no blog, e que aceitou minha sugestão :)
    Maas ..então, para mim um dos motivos que leva a pessoa a ter inveja, e a falta de amor próprio(sem querer ser radical hasuahsu) porque a pessoa fica tão insegura que não acredita em seu potencial, e sempre "acha" que a vida do outro é melhor, começando a cultuvar a inveja sob aqueles que em sua concepção são bem sucedidos, e isso nota-se em pequenas coisas, ás vezes até um celular novo que vc compra, pode se tornar alvo de inveja. Pregamos que uma sociedade só é feliz se existir a igualdade, mas o que fazemos vai totalmente contra isso, pq um que ter mais status do que o outro, e acredito que se tratando de consumo, muitas pessoas desejam ser invejadas, ou por ter um carro mais caro ou uma casa, etc.. é infelismente o mundo em que vivemos!

    Sei que desviei um pouco do assunto, mas é que eu me empolgo com essas coisas mesmo! haushuahsuahsuahushauhs
    beijãão Duda!

    ResponderExcluir
  5. Oi Duda...

    Ando meio sumida por alguns problemas...
    Não estou tendo meu estima elevado, minha mente tem ficado somente com as preocupações, não permitindo espaços para pensamentos bons.
    Pelo q vi vc tb não estava bem. Espero q esteje melhor.

    Mas, vamos la...apesar de hj não ter mtas palavras vou dar o melhor de mim.
    Ouvi dizer uma vez que a inveja talvez seja pior do que o ódio.Complicado de entender, mas usando exemplos possa ser mais facil a compreensão.
    Uma pessoa que odeia, ela simplesmente odeia, ela pode ter vontade de bater de descontar toda a raiva no odiado, pode até ter vontade de matar.E o Invejoso? Affff...Esse ai quer tudo o que o outro tem, não sustenta em somente odiar,ele quer ser o que o outro é, não acha merecido o que o outro tem.Então por isso Devemos ter mt cuidado com nossos sentimentos.Pq sinceramente a inveja pode nos matar, msm de forma invisivel ela mata.

    Bjus Duda.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de dxa meu nome ai em cima..

    Desculpe..

    Denise Mariana

    ResponderExcluir