quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sonhos, porque nos machucamos?



Bom dia queridos amigos e leitores perdoe-me a ausência no blog. Mas é que tive alguns problemas com o feriado, muitos ensaios para apresentações de final de ano e tudo mais.
Vamos logo ao tema, hoje quarta feira 14 de outubro, iremos discutir um pouco sobre sonhos, mas não aqueles que temos enquanto dormimos, e sim aqueles que nos motiva viver, crescer e lutar. Sonhos esses que esquecemos, ou que mudamos com o passar dos anos...

Hoje conversando com uma amiga que em oração a peguei como protegida, conversamos muito sobre passado e futuro, em um momento eu citei que sem sonhos não temos futuro, pois são através da realização dos sonhos que alcançamos a felicidade. Engraçado ela me chamou de poeta.


Nesse momento, me lembrei do quão romântico eu era antes das desilusões me mudarem, antes da vida encher minha mente com marcas tão profundas que doem só de lembrar momentos vividos ou de repeti-los, me lembrei do sonho da primeira profissão, amava animais queria ser veterinário. Logo depois veio o sonho de aprender a tocar um instrumento, ser igual ao meu pai, conquistar a garota X, e assim vários outros sonhos que me fizeram ser o homem que sou hoje. Lógico só alguns foram conquistados, porem essas vitórias me tornaram no homem que sou hoje.
Porem, o ser humano não está preparado para derrotas, e não sabe tirar proveito de tudo, não porque não foi um veterinário que você não possa ser um bom anestesista. A dor da perda é muito menor que a dor da frustração de não fazer algo por medo, mas mesmo assim a maioria das pessoas deixam de fazer boa parte do que querem e se tornam pessoas frias e amargas.

Alguns sonhos são esquecidos facilmente devido à inocência do sonho? Quem nunca sonhou em fugir com o circo, nem que fosse só durante uma tarde após sair de um espetáculo? Quantos garotos não quiseram ser o super homem, homem aranha, He-Man, garotas que quiseram ter um cavalo de fogo, voar com o quarda-chuva da Mary poppins, quis ser a Alice no pais das maravilhas.

Contudo, os sonhos são para nos fazerem querer prosseguir, é um ponto em que nos inspiramos e lutamos para chegar, e se não atingimos ficamos chateados. O problema maior é postura dos pais, pessoas frustradas que implicam sobre os filhos os seus sonhos, e de uma forma indireta os fazendo ficar desgastados toda vez que não atinge a um objetivo...



Então para você, porque os sonhos machucam?

6 comentários:

  1. Aprendi com a vida que pior do que não realizar um sonho e não fazê-lo porque pessoas do passado interferiram no seu futuro... use o que aconteceu de ruim no seu passado como lição para os erros que não cometerá no futuro, e nunca deixe que os erros, tristezas do passado sejam fortes o suficiente para deixarem você com medo de continuar sonhando. se arrependa daquilo que vc fez SEMPRE!

    ResponderExcluir
  2. Tem pouco tempo q eu e minha amiga (Mirelle) conversamos sobre isso... é incrível como o "modelo" dos sonhos se transformam de acordo com nossa maturidade... é engraçado... e as vezes doloroso por saber que muita gente deixa de seguir adiante por ouvirem pessoas q nao acreditam no seu potencial, ou por qualquer outro motivo banal.
    Pra mim, os principais sonhos que machucam, são aqueles que você coloca expectativa demais no sonho e nao faz nada para q ele se torne real. aprendi com um tio meu muuuito inteligente que "LOUCURA É AGIR SEMPRE DA MESMA FORMA E ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES."
    Logico, q vc nao vai conseguir tudo na vida...mas a maioria se vc estiver determinado a conseguir, será cansativo, passará por muitas dores, mas a dor é temporária, o sonho é pra sempre.

    ResponderExcluir
  3. Machucam porque na maioria das vezes, não conseguimos realizá-los. Temos que pensar que se um sonho não pôde ser concluído agora, é porque algo tem algo muito melhor te aguardando lá na frente! Sonhos frustrados acontecem constantemente, mas não podemos ficar abatidos por isso. Lute mais, e um dia você vai viver seu sonho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. tem duas frases que dão certo pro comentário acima. Uma: "um não aqui, é um sim acolá"
    outra: "Quando na vida uma porta se fecha para nós, há sempre uma outra que se abre. O mal é que, em geral, olhamos com tanto pesar e ressentimento para a porta fechada que não nos apercebemos daquela que se abriu ao nosso lado."

    ResponderExcluir
  5. Queridos quero pedir desculpas por ontem não ter como dar atenção ao blog. e hoje não tive tempo de postar ainda. hoje manterei o blog com o mesmo tema, só que com uma enquete.

    Magnolia... Obrigado pela atenção e o carinho de vir sempre ao blog, Obrigado pelo apoio e sim sonhar é muito importante e mais importante ainda é não permitir que falhas do passado interfira em nosso futuro. não é porque não conseguimos algo no passado que vamos deixar de lutar por novos sonhos...
    Sua colocação foi perfeita. muito obrigado

    Paula... Uaaau temos uma amiga com um tio filósofo."LOUCURA É AGIR SEMPRE DA MESMA FORMA E ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES". Bem Paulinha fale com a Mirelle para acompanhar o blog também, vou adorar ter o ponto de vista dela aqui também e sobre suas colocações é incrível, como as coisas passam batidas, não havia me lembrado de como as pessoas gostam de jogar água fria em nossos projetos...

    Jean... para você eu digo que não pode deixar de sonhar, e mesmo que aconteça dor pelo caminho. a dor não é eterna, não deixe de senhor porque se feriu pelos caminhos da realidade.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, já conversei sobre isso com a Paulinha, muitas pessoas sonham, mas não tem força de vontade para a realização desse sonho! acreditam simplesmente no "Querer é poder". Eu não acredito muito nessa teoria, prefiro conquistar pra ter, é a melhor maneira de realizar os nossos sonhos, e como diz um velho amigo tem que "persistir para consseguir!"
    Por isso muitas pessoas se machucam, pois no meu ponto de vista falta determinação, e claro saber olhar a vida por diversos ângulos, não enxergar apenas a "porta fechada" como citou a Paulinha.

    ResponderExcluir