terça-feira, 6 de outubro de 2009

Porque as mulheres fazem compras quando estão deprimidas?


Olá queridos amigos,


Terça feira dia 06 de Outubro de 2009, Esse tema surgiu de uma brincarei com o amor da minha vida, minha irmãzinha caçula. Em um dia não muito feliz de sua vida, repleta de problemas, ela saiu a tarde com a face amarrada, e um jeito bruto que só ela sabe ter quando está com raiva. Após algumas horas, ela me chega em casa com um ar de alivio muito grande.
Fomos conversar e então ela me revelou que nada como fazer as unhas, arrumar o cabelo, comprar um presente para o afilhado, e lógico algumas besteirinhas para si. Rimos muitos, como isso se passou no dia em que montei o blog, ela sugeriu esse tema. Porque as mulheres fazem compras quando estão deprimidas? Diferente de nós homens que quando gastamos muito ficamos deprimidos. He He He.

Conversei com algumas amigas que curiosamente não me souberam responder. Porem todas confirmaram que é como uma terapia, gastar horas andando em um shopping ou feira e comprar aquilo que lhes agradar. Temos exemplos em filmes e até documentários, sobre façanhas realizadas por mulheres com seus melhores amigos (seus cartões de credito).


Esse tema de hoje é intrigante, pois falo de um mundo completamente desconhecido por mim. Jogarei ao ar uma tese, sem nenhum pingo de fundamento, pois não tenho a certeza sobre o fato. Mas creio eu que horas em um shopping é como em um jogo de futebol para nós, há um gasto de energia andando para um lado para outro, o fato de adquirir aquilo que no presente momento é suma importância mesmo que não vá usá-lo nunca, ocasiona ao cérebro um prazer indescritível, e não poderia esquecer o poder de decisão em suas mãos.

Tenho que confessar que já o sorriso de satisfação no rosto de mulheres, só em desmanchar uma vitrine inteira de sapatos, só para dizer a frase: - A não sei, vou pensar e qualquer coisa eu volto. E o pobre do vendedor com um sorriso amarelo na face, olhando com desesperado em ter que arrumar tudo novamente e ainda dizer: - Estou aqui para servi-la espero o seu retorno.

Bem este é o meu ponto de vista, mas a verdade é que não faço idéia. Como isso pode acalmar alguém?


Então, queridos leitores nos ajudem e esclarecer esse fato. Porque as mulheres fazem compras quando estão deprimidas?

23 comentários:

  1. é como você disse: só pelo fato de ter o "poder" em suas mãos, de comprar aquilo que quer é sensacional. É como se fosse assim: nós economizamos, economizamos e economizamos, mas quando nos deprimimos, ou quando vem a famosa TPM, é como se a gente merecesse entende? Não por acharem que merecemos, mas por nós mesmas acharmos que comprando aquela determinada coisa, ficaremos bonitas ou poderosas... e quem é que não gosta de se sentir poderoso, hein???
    Por isso que compras e chocolates alivia qqer tensão! ;)

    ResponderExcluir
  2. He he he, Uau, tivemos o primeiro comentario...
    Obrigado paula por seua simpatia, e de me dar o ilustre prazer de seu comentário. é muito bom conhecer um pouco do que não entendemos. o estranho é que nós homens não gostamos disso. fazemos quando necessario. então precisamos muito da ajuda de você mulheres. pois se não tivemos essa mãozinha de vocês, o que será de nós? andaremos jogados no mundo de qualquer jeito... mas pode deixar eu ainda prefiro deixar o poder das compras nas mãos de vocês mulheres...

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que vários comportamentos são relativos. Creio que não seja uma lei geral que toda mulher deprimida se sinta melhor fazendo compras. Isso depende muito da história de vida da pessoa e de comportamentos passados. Por exemplo: uma mulher que estava deprimida e saiu pra fazer compras, percebeu que comprou tudo o que podia e o que não podia. Quando percebeu o erro que cometeu,se sentiu mal. Esse sentimento faz com que o comportamento dessa pessoa de comprar quando estiver deprimida diminua, já que ela se sentiu péssima por gastar mais que o necessário. Porém, outros estímulos podem reforçar tal comportamento: a pessoa pode se sentir muito bem fazendo compras e gastando(como no salão de beleza, centro de estética...) porque ela vai se sentir mais bonita, e isso vai aumentar a sua auto-estima, vai torná-la mais confiante, além do que ficar andando sem fazer nada, sem pensar em nada, pode ser muito relaxante.
    Tamires

    ResponderExcluir
  4. Por nada, adoro falar sobre esse tipo de coisa. Não é a toa que psicologia é minha paixão! Sempre tem assuntos desse tipo.

    Isso é verdade! O que é importante pras mulheres, é extremamente fútil para homens e vice-versa! vejo isso aqui em casa, 5 mulheres e só meu pai de homem... quando ele inventa de sair com a gente, ele fica estressado e nós 5 aliviamos nosso estresse!
    é muito engraçado!
    Inclusive tem até vários livros que falam sobre isso, não sei se vc ja leu "homens são de marte; mulheres são de venus" e o outro "pq os homens fazem sexo e mulher faz amor".
    É incrivel ver a diferença dessas "espécies" hehehe

    Vou ficando por aqui!
    tenha(m) uma ótima tarde! ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá duda, mulheres aliviam tensões não apenas com compras. Mas, também com unhas, cabelo, maquiagem, langerie, brigadeiro, doce e mais doces...o nosso lance é andar e andar...podemos ate nao comprar nada, mas a idéia de olhar roupas, experimentar,etc...já é fantástico...nos divertimos ate num supermercado...shasuahsuashausa...e ver a cara de vcs homens nervosos de nos acompanhar não tem preço!!!! shasuahsuahsuasa

    bjaooo gatissimo!

    boa tarde!!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado senhoria Tamires... Obrigado por sua opinião. Sim é assim que nos homens nos sentimos quando agimos por impulso e saímos comprando por comprar, quando vemos o rombo no orçamento, sai de baixo é depressão na hora. He He...
    Agora, vejo uma diferenças vocês mulheres acham razão para tudo. Ter um sapato, só por ser lindo mesmo que não o use é um ótimo motivo para tê-lo, ainda mais que um dia poderá usá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que bom, então agora tenho uma simpática e adorável leitora que é Psicóloga, mas que honra.
    Paula, então terei que pedir que volte inúmeras vezes. Pois alem de ter comentários valorosos, esses comentários vêm de uma profissional. Agora uma pergunta se não for muito. Através de quem teve conhecimento do blog? Está gostando?

    ResponderExcluir
  8. Driquinha coração, quer dizer que você sente prazer em nos ver desesperados? Perdido e entediados em meio a lojas e mais lojas...
    Que Feio. Hehe, mas é desesperador mesmo, nossa não sei você, mas as mulheres da minha vida, mãe e irmãs adoram olhar tudo, quando saem conosco (eu e amigos) já aprenderam a não enrolar tanto, ou então nos deixam em um canto e saem para se divertir... Sim quando citei fazer compras me referi a mão, pé, cabelos e etc...
    Agora começo a entender a importância do fato de compras, andar e tudo mais... posso dizer que vou tentar ser um homem mais compreensivo.

    ResponderExcluir
  9. Pode deixar... voltarei sim. Adorei esse blog. É interessante e proveitoso, pois são assuntos que todos, ou pelo menos a maioria, têm vontade de debater, saber ou até mesmo tirar conclusões, pois tudo na vida tem vários angulos a serem observados.
    Bom Duda, eu fiquei sabendo pela pagina inicial do Hotmail. hehe Nunca mais havia entrado no hotmail/MSN. Lembrei hoje que existia e resolvi entrar e vi o link. clikei e adorei! ;)

    ResponderExcluir
  10. Nossa Paula, que bom saber que tenho a aprovação de Duas profissionais, bem o intuito do blog é esse mesmo, é fazer as pessoas se conhecerem ou tomarem conhecimento de como anda o mundo, aconselho dar uma olhada no tema. Olimpíada 2016. Onde quero mostrar quem nem tudo são flores. O blog é novo começou na quinta-feira 1/10/2009. Era redator de outro blog, mas infelizmente desanimei. Agora estou com força total. Mas uma duvida você viu no hotmail? Somos contato um do outro por hotmail/MSN?
    A vou adorar se divulgar o trabalho...

    ResponderExcluir
  11. É verdade, HAHAHAHA. Uma forma de aliviar a tensão, o stress. Cada um tem o seu jeito de relaxar, e as mulheres relaxam fazendo compras. Provavelmente é um prazer imenso para elas, comprar, comprar, e comprar!

    ResponderExcluir
  12. Grande Jean...
    Pois é amigo, agora é nos preparar para ganhar dinheiro, para que nossas futuras esposas possam viver uma vida sem muito stress certo...
    Concordo com você, cada um tem um hobby, o meu é judô, ir a igreja, tocar um violão. Temos que aceitar as mulheres que têm como hobby, comprar, comprar e comprar.
    Estou feliz em ver que o tema de hoje foi bem aceito.

    ResponderExcluir
  13. Olá duda, somos contato no MSN e no orkut.
    nos conhecemos no CHAMADO ou no PASTOREIO hehe
    O tema foi otimo mesmo.
    Não é a toa que não consigo sair daqui mais hehe...
    Também tenho como hobby o violão, a igreja, a academia e os livros, principalmente!
    Mas é isso, vou estudar, pq esse blog me prendeu. Ja vi que será mais um vício pra mim! hehe

    ResponderExcluir
  14. O gente. fico realmente feliz em ler isso. o blog te prendeu, hehehe. divulgue a seus amigos. se os prender como a vc. ficarei mais feliz ainda...
    acesse meu orkut. tem o link aí ao lado. e me deixe um recado. quero me recordar de você...
    beijos...

    ResponderExcluir
  15. Eu acredito que isso tudo está ligado a alto estima, não é simplismente gastar. Quando vou ao shopping me sinto realmente melhor em comprar algo que me deixará mais bonita, uma maquiagem ou uma roupa nova, só isso gera grandes expectativas positivas como se animar para sair usando a roupa nova, entende?
    O mesmo acontece quando vai ao shopping e compra um presente para alguém, vc se sente melhor ao ver um sorriso da pessoa presenteada. Nós mulheres não gastamos por gastar, tem motivos que o dinheiro pode comprar.

    ResponderExcluir
  16. Caro Duda,
    O Tema de hoje se torna interessante, já que além de “engraçado” é uma realidade muito presente no dia-a-dia. Compartilho a sua história meu caro amigo, pois afinal quem não tendo uma Irmã, não a viu agindo assim? rsrs. Por diversas vezes quando presenciei minha Irmã gêmea com este tipo de comportamento, questionei, mas ao mesmo tempo procurei compreendê-la. A façanha de se sentir impelido a fugir de suas problemáticas através das compras é algo muito próprio da sociedade em que habitamos, uma vez que fomenta, principalmente às mulheres, que só podem se realizar através do consumismo exacerbado.
    Ouso considerar e até recomendar o Filme: “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, para quem ainda não teve a oportunidade de assistir, digo que vale a pena. Neste filme retrata-se uma Jovem que desde pequena já se sentia fascinada pelas mulheres ao sacarem seu cartão de crédito e poderem adquirir tudo o que se desejava. Becky Bloom cresce e se sente realizada com seus diversos cartões de créditos, porém, deixou se seduzir demais pelo mundo encantado dos shoppings e grifes, resultando em uma dívida que se tornou uma perseguição...enfim...não vou terminar a estória, pois assim não terá graça quando Vocês assistirem kkkk. O sentido que me levou a citar este filme é que na minha opinião a causa de tal efeito nas mulheres talvez seja para aliviar a ansiedade, ou seja, as compras o que poderia ser uma fuga, assim como poderia ser apenas uma distração. Para as àquelas que se depararem com a primeira situação, deve-se tomar cuidado para que isto não se torne algo do cotidiano, agora a segunda opção, vejo que é bom se distrair de vez em quando, não se esquecendo que a outras formas de se superar o “stress”.

    ResponderExcluir
  17. Bem, primeiramente, gostaria de que mesmo que as pessoas postem ultilizando do anonimo, eu gostaria que colocasse o nome, pois como vou agradecer a um comentario, se não tenho nem mesmo um nome para agradecer...

    bem Lu, la vamos nós... ou seus comentário me deixam muito sorridente. olha que ironico é a vida... o Lu tem uma irmã gemea com ele... ela se sente feliz em fazer compras e ele não a entende... bem, creio que depois do tema de hoje deva entender um pouco mais...
    Bem Lu, eu vou assistir sim, e depois falo o que achei do filme...
    mais uma vez agradeço a todos... e não parem por aqui... continuem comentando...

    ResponderExcluir
  18. Adoro compras, mas não faço comparas quando estou deprimida, mas faço cabelo , unhas , e mais malho que nen uma louca. Gosto de sair , acho que isso é bem relativo.
    Tem mulheres usam a desculpa que estão deprimidas para fazer compras e não admintem que são gastadoras compulsivas ( aff eu sou mas, gosto de comprar para ficar sempre bem vestida risos), então creio qua cada pessoa tem e usa as táticas que dispóe , ou gosta para " aiviar um pouco da depressão ou da ansiedade ".

    ResponderExcluir
  19. Está certo... Então vendo o ponto de vista da Dani, como a Paula e Tamires falaram, toda regra tem sua exceção. Porem é uma regra até o presente, todas as mulheres, vão ao salão para relaxar, isso eu percebi em todos os comentários. Vi uma reportagem dizendo que manicure é quase igual à psicóloga isso é verdade? Esse assunto tem muito pano pra manga ainda.

    ResponderExcluir
  20. Confesso que eu adoro dar uma voltinha no shopping pra ver se eu fico feliz, mas claro com dinheiro. Ir ao shopping pobre não dá

    Li por ai que gastar libera endorfina e a endorfina nos faz feliz!
    Nem sei onde li.

    ResponderExcluir
  21. Cela minha grande guerreira... adoro de mais.
    Sabia que tinha um motivo real e aparente para esse vinculo a gastos...
    Agora compreendido e aceito.

    ResponderExcluir
  22. Meu car amigo do peito, meu Du de amor que amo tanto, como mulher e vitima deste mesmo probléme trago a resposta para essa pergunta tão perturbadora!! As mulheres não fazem compras quando estão deprimidas, as mulheres usam a depressão como desculpa para fazerem compras..Manicure, pedicure e um belo penteado so fazem parte do pacote.Da mesma maneira que nos mulheres usamos a "enxaqueca" para nos livrarmos dos nossos deveres conjugais, ou da mesma maneira que justificamos nossos humores lunaticos jogando a culpa no nosso "ciclo menstrual".Pois bem ta ai alguns segredos femininos revelados so pra vc meu Duzinho hihihi bju, amu vc ;D

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Li. Quanto tempo em coração? Bem, creio que agora teremos seus polêmicos comentários novamente, e eu adoro. Nada melhor do que alguém que realmente gosta de participar e entregar o jogo. Hehe
    Bem, a senhorita Liliane me deu ótimas idéias sobre futuros temas com seu comentário e abriu o jogo de uma forma talvez até polemico. Sei que nem todas as mulheres usam de tais truques para se safar de alguns compromissos ou responsabilidades, porem a grande maioria usa. Mas esse assunto não vem ao caso hoje, vamos deixar para comentá-los futuramente quando. Quanto o Blog Statu’s Quo instigar tal polemico assunto.
    Mais uma vez obrigado pela participação Li, vamos nos divertir muito juntos.

    ResponderExcluir