quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Onde o mundo vai parar?

Bom dia queridos amigos, hoje o tema é de suprema nostalgia, e creio que não irei parar por aqui. Estou chateado com o mundo, estou chateado com as pessoas que nele vivem. Estou indignado com as trevas que somos obrigados a viver e conviver.

Como citei em um dos primeiros temas do blog, quando mais novo eu era praticamente um poeta, apreciador das belas obras, rima verso e prosa, as mais encantadoras e apaixonantes poesias, quero ressaltar que apaixonantes não me refiro a casais, mas sim a vida...
Mas com o passar dos anos e inúmeras decepções vividas, fui me fechando para o lado mais sentimental e fui me tornando um homem muito mais racional, hoje com uma personalidade formada fico triste com o rumo em que as coisas tomaram, antigamente com uma facilidade imensa escreveria uma poesia ou uma carta de amor, ou compor uma música com letra e melodia. Mas o que me desanima é ver que o belo é tido como brega, que o ridículo é tido como moda, que o bom hoje é apreciar batidas fortes sem conteúdo em suas letras, em que a depreciação do ser humano é aparente. me desmotiva escrever ou compor para uma sociedade que se ridiculariza em pegar qualquer lixo desde que seja em quantidade, de que valores são substituídos por dinheiro, e que amizades são deixadas por status.

O tema de hoje, eu quero instigar vocês a pensarem sobre o mundo de hoje. Onde iremos parar se continuarmos com nossa postura de superioridade, de querer ser o melhor e sempre estar no melhor lugar. Nada contra lutar por isso, mas o problema está na forma que tomamos para atingir nossos objetivos, passamos por cima de tudo e de todos para termos nosso dia de glória.


A minha ultima obra é esse blog, através dele posso filosofar, sonhar e escrever de uma forma clara e direta o que penso, e ao mesmo tempo contestar o que deixamos passar batido em nosso cotidiano na forma de paradigmas. Sou um cara super moderno, com pensamentos até a frente do meu tempo. Sou o católico mais agnóstico que existe, creio que tudo o que fazemos, mas principalmente do que não fazemos jogamos tudo para cima de Deus, sendo que as falhas são nossas e as conquistas também, mas a sociedade hipócrita gosta de dizer que rezou pouco ou teve muita luz, sendo que na verdade você teve fé o suficiente para fazer acontecer. Ou não foi capaz de acreditar em si para fazer as coisas acontecerem... Jesus nunca disse, vá eu te salvei. Ele sempre falou vá sua fé te salvou. Em resumo, você acreditou e foi capaz de adquirir o objetivo.

Mas sou a pessoa mais falha que eu conheço a final, mesmo tendo todos esses ideais, e pensamentos à frente, ainda me sinto preso a teia que me impede de jogar fora algumas mascaras que usamos no dia a dia...

Eu sou um poeta de um mundo novo. Onde vivemos escondidos por medo da inquisição feminista que prega que romantismo é coisa de fracos e grudentos, que deixamos de compor novas obras, com o medo da rejeição da sociedade sobre o tema deferido. Poetas são os loucos mais inusitados que conheço, pois pregam a vida, a morte, o ódio, o amor, mas sobre tudo a intensidade de fatos e sentimentos.


Encerro o tema de hoje com um pouco de mim revelado em poucas palavras. "Eu gosto das coisas simples da vida, gosto de olhos sem lentes, de cabelos naturais sem grandes transformações, de corpos sem roupas, mas principalmente de faces sem mascaras...'' (Duda Moraes).

10 comentários:

  1. Parabéns Duda..Arrasou como sempre!
    Perante sua belas palavras fica até dificil comentar viu...Mas vamos la,vou tentar.Nos dias de hj fico pensando o msm que vc,à poucos anos atras era tdo diferente,não gastou mto tempo p/ que este nosso mundo se revolucionasse tão radical.Onde o simples não tem valor,onde o belo não esta em uma humilde flor...e assim por diante.O que vale é ter e não o Ser.Sofro mto diante disto,pq sou uma pessoa que vive bem comigo msm,e mtas pessoas se aproximam de mim perguntando o q quero ser,e este tal de perguntar o q v quer ser não me pertence assim desta forma,ja tenho 22 anos e sou mto feliz comigo msm e com o q faço,sei q mtas coisas ainda estão por vir,que além do q fiz terá mais coisas q farei.Mas eu acho mto inutil esta pergunta a mim.pq eu ja sou o q eu queria ser,sou feliz comigo msm,gosto de ver o sol nascer,de ver a chuva cair de ficar c/ medo de trovões e raios e correr p/ perto de minha mãe p/ ver se agente divide o medo e tb a felicidade juntas.E agora,penso nos meus futuros filhos (Se Deus quiser) o q o mundo espera deles? Se estamos assim hj,como vamos educar eles?Vamos ensina-los a ser frios e irreais? Ou vamos ter a coragem de cria-los c/ sentimentos?Ta pode até parecer covarde estas minhas perguntas,mas é como dizem nossos pais,ciramos nossos filhos p/ o mundo!Realmente eu prefiro continuar vivendo esta minha vida simples e feliz.C/ medo dos trovões,com medo de mandar uma msg e parecer ridicula e msm assim mandar p/ q eu possa me sentir satisfeita...Somos parecidos meu amigo Duda, Eu tb gosto das coisas simples da vida!Otimo dia a todos.Bjus ..Denise Mariana.

    ResponderExcluir
  2. Nossa... arrepiei com suas palavras,
    Me fez me lembrar de quando mais novo, eu e amigos corriamos descalços na rua durante a chuva, chutando a agua. pulando nas poças de lama. se hoje uma criança fizer isso ela está internada no dia seguinte com alguma doença grave...
    Antes podiamos brincar nas ruas. bete, pique esconde. mas hoje é muito perigoso.
    Antigamente podiamos nos apaixonar livremente. hoje é quase impossivel. é dificil encontrar alguem que dê valor...
    Denise. obrigado por seus comentários, e elogios...
    grande beijo
    Duda

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamete com voc... vivemos em um mundo em que muitas vezes somos obrigados a nos esconder dentro de nós mesmos, e falo isso por experiencia própria por muitos anos me tranquei detro de uma bolha que eu mesmo criei pra me distanciar do mundo que eu conheci e não gostei muito de ver... hoje depois de quase 6 anos metida nessa bolha reolvo sair, mais me sinto repreendida por uma sociedade cheia de coisas absurdas, a banalização do que deveria ser mais bonito e respeitado A VIDA isso me indgna e ao mesmo tempo me força a querer voltar pra minha bolhinha onde era tudo muiro perfeito. Então eu paro respiro fundo e penso, se eu fugir vou ser só mais uma que fugiu, uma vez e li um conto que dizia o seguite "um senhor observava um garotinho fazendo algo muito estranho da beira da praia, o menino pegava uma conchinha na areia, e cuidadosamente a levava de volta para o mar, e ele fazia isso varias e varias vezes, o ancião incomodado com tal situação parou a rota do garotinho e disse, por que você insiste em fazer isso? essa praia tem quilometros de distancia, você nunca vai conseguir salvar todas essas conchinhas, o garoto se abaixou pegou mais uma conchinha no chão olhou para o ancião e disse: posso não salvar todas elas, mais a minha parte eu estou fazendo. diante disso o ancião calou a boca saiu e o garoto continuou sa rotina. EU QUERO SER COMO ESSE GAROTINHO APESAR DA INCREDULIDADE DO MUNDO, FAZER A MINHA PARTE. Dayse Lima

    ResponderExcluir
  4. Dayse, obrigado por voltar ao blog...
    Quanto ao seu comentário, de nada adianta voltar a uma bolha. creio que se esconder não vai te levar a lugar algum só te afastar dos outros, mas você é a dona do seu destino, você atravez de seus atos é capaz de mudar as pessoas e assim fazer o seu futuro um lugar melhor...
    bem o blog statu's quo está aqui para isso. para fazer com que as pessoas reflitam sobre a atualidade, sobre sua existencia. e tentar mudar um pouco para que tenhamos um futuro melhor.
    no que precisar, estou aqui disposto a ajudar, conversar e principalmente ouvir...
    aquele abraço... beijos

    ResponderExcluir
  5. sempre me faço essa pergunta Duda:
    - Qual rumo meus filhos irão tomar???
    Sei que depende da educação que eu vou dar pra eles, mas como eu disse no tema anterior: o meio onde a gente vive influencia muito, ainda mais se as pessoas tiverem a cabeça fraca.
    Cara, as vezes tenho a sensação de que nao sou desse mundo! Ou sou careta demais, ou as pessoas sao modernas demais.
    Sei lá, vejo pessoas tão fúteis que poderiam ta concretizando seus sonhos, ao invés de destruir os dos outros. Ou poderiam estar fazendo algo sublime, ou um tanto simples, ao invés de tentarem se matar. Morro de medo desse mundo de hoje! Como diz minha vó: as pessoas medrosas vivem mais. Mas o medo de hoje, não é um medo comum, é um medo mórbido. Ja virou fobia!
    É como dizem: se cada um fizesse sua parte ao invés de esperar a atitude de alguem, esse mundo iria pra frente. Mas como se pode observar, somos tão dependentes de outros seres, que esperamos a boa vontade dos outros.
    "Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos"
    infelizmente nao adianta só sonhar...
    =(

    ResponderExcluir
  6. Paulinha. é triste isso neh.
    A dayse citou isso com um conto de um garotinho... Tinhamos mesmo que fazer a diferença... Sabe as vezes penso comigo se não valeria a pena começar a um comunidade a parte. voltar ao tempo que os filhos são prometidos assim poderiamos garantir aos nossos filhos uma vida melhor, a final meus filhos seram educados em uma contuda bem diferente do mundo inteiro... sei que é um tanto retrogrado pensar assim, mas poderia "garantir" a felicidade deles com alguem do bem...

    ResponderExcluir
  7. A onde o mundo vai parar? Sinceramente não sei, pois o nosso futuro (as crianças/adolescente) estão cada vez mais precoce, nisso inclui a banalização das drogas, sexo, bebidas, hoje se tornou comum ver uma garota de 14 anos grávida. Está ficando cada vez mais difícil de criar um filho nessa sociedade em que os valores estão totalmente invertidos, antigamente os rapazes pediam autorização ao pai da garota para namorar, hoje em dia é muito raro ver uma atitude dessas!

    ResponderExcluir
  8. Mirelle.. adoooooooooorei o comentário. quero muito te responder a uma colocação sua... para que um rapaz vai pedir ao pai autorização, se a garota libera tudo muito antes e detalhe sem compromisso algum...
    hoje em dias as mulheres apresentam os rapaz, pai esse é o duda meu namorado, antigamente era apresentado como amigo, para conquistar a familia... para mostrar suas quilidades, e por fim pediamos autorização. com muito medo de não ter o concentimento dos pais...
    tudo começa por aí... os pais tbm se tornaram muito liberais...
    como falei o futuro depende de nós..

    ResponderExcluir
  9. Mirelle.. adoooooooooorei o comentário.[2]
    rsrsrs
    tenho uma certa resistência em relação aos homens que nunca pediria aos pais da garota! sei la..pra mim acaba a admiração. E em relação aos pais que se tornaram liberais tb. As vezes me irrito com tamanho "militarismo" dos meus pais. Mas confesso q qdo vejo pais de amigas liberais demais, irrito mais ainda por pensar no q essas pessoas podem se tornar.

    ResponderExcluir
  10. Caro Duda,

    O Tema de hoje, poderia dizer que deu uma virada radical. Se indignar é próprio de quem realmente está com olhos bem abertos à Vida. Falar sobre a hipocrisia que tanto gostamos de assumir para ficarmos presos aos padrões da sociedade, é um assunto que muito me interessa, pois estou concluindo neste semestre o meu T.C.C e abordo principalmente a questão da personalidade humana.
    Se formos analisar afinco o nosso comportamento, com certeza ficaríamos surpreendidos com nós mesmos. Somos tão impulsionados a nos influenciar e a agir como os outros que usar “máscara” é habitual em nossos relacionamentos. Um exemplo cotidiano acontece quando alguém nos interroga a respeito de algo, ocorre que instantaneamente vem em nossa mente a verdade, mas, porém, mesmo que a pessoa seja amiga, nos vêm a interrogação se a minha opinião realmente será cabível. Isso é de práxis principalmente em relação às pessoas com quem não nos entendemos no dia-a-dia, já que é mais fácil fingir gostar delas, a agirmos com naturalidade sem a falsidade.
    Mas se olhássemos para dentro de nós, será que realmente SOMOS o que acreditamos e queremos para as nossas Vidas? Hoje há uma crise de identidade terrível que assola a sociedade no geral. Doenças do século XX denotam o crescimento destas “crises” que marcam o ser humano. Tudo isso porque o homem já não se conhece mais e parece um perdido em sua própria existência. Uma contribuição de Kierkegaard (filósofo do século XIX) é cabível: “Não sei, amigo leitor, o que terás feito na vida, mas esforça agora o teu cérebro, arranca a máscara, caminha a descoberto por uma vez, desnuda o teu sentimento até às suas vísceras, destrói todas as muralhas que normalmente separam o leitor do seu livro” (KIERKEGAARD, Aabye Sören. O Desespero Humano). Somente nós podemos dar sentido à nossa história e podemos escrever o nosso livro da VIDA, com a seriedade e dignidade que este merece. O mundo somente será diferente se cada pessoa mostrar que valoriza a si e por consequencia os outros.

    ResponderExcluir