sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016 no Rio...

Bom dia meus queridos, tenho hoje um novo tema a ser trabalho, que eu faço questão de torná-lo mais polêmico...
Bem antes de iniciar, quero informá-los do ocorrido, ontem perdi completamente meu juízo. He he he, tive que tirar os quatro cisos, o que me possibilitou ficar horas em frente a tão amada TV. Tive o prazer de ver o Brasil desbancar a Argentina no Vôlei feminino, e ver inúmeras celebrações devido a conquista do Rio ser a cede para as Olimpíadas de 2016.

Quando acessei o Blog a noite com um pouco de dificuldade devido a dor, vi a sugestão da senhorita Adriana Morais, de inicio achei que seria um tema fraco a ser trabalhado, mas parei para pensar e refletir um pouco. Esse marco que irá mexer na vida de todos no Brasil, de uma forma direta ou indireta. Depois de inúmeras reportagens resolvi escrever sobre este tema.

O que me entristece, é que este marco tão grandioso para muitos não será nada alem de um espetáculo. Dê Leite e Circos ao povo e ele gritará a seu favor. Isso me lembra o grande coliseu onde tudo começou, só que desta vez o cercado é o Brasil, e tenho que tirar o chapéu, pois será uma grande oportunidade para os espertos.

O Governo Brasileiro só faz melhorias no Brasil próximo a eleições, imagina agora que nosso país será sede dos JOGOS OLÍMPICOS. Não creio que nosso amado governo brasileiro permitirá que nossos amigos estrangeiros vejam as sujeiras das ruas, o Tiete transbordando de tanto lixo. Concursos serão feitos, a final precisaremos de um policiamento melhor, não podemos fazer como nos jogos Pan-americanos, que para defender delegações ficamos sem policiamento nas ruas, que para o presidente sair às ruas do rio, os subúrbios ficaram desprotegidos. E não vou dizer que isso só ocorreu no Rio, pois aqui mesmo em Brasília muitos policiais foram enviados, para fazer guarda no rio.

Sei que com essa Olimpíada, muitos investidores, terão bons olhos para o Brasil e que a face sócio econômica do nosso país mudará completamente. Temos exatamente seis anos e alguns meses para preparar atletas e principalmente centros esportivos qualificados. A tendência é que tudo vinculado a esportes olímpicos, como atletismo, judô, vôlei, ginástica, dentre outros terão uma atenção especial e lógico que possivelmente um aumento do preço da mensalidade de tais práticas esportivas. Mas que para o Brasil realmente evolua, precisaremos mudar também uma postura dos cidadãos, ou então temo que tudo fique mascarado para poucos e essa oportunidade de crescimento passe diante de nossos olhos, e vejamos sentados de nosso sofá como um filme de ficção.

Aqui então vai a minha pergunta.




Para você. O que simboliza a Olimpíada de 2016 no Brasil?

13 comentários:

  1. Duda, vejo mais pontos negativos do que positivos esta olimpiada aqui no Brasil e explico o por que...Lendo a revista época desta semana estava na capa uma fabulosa foto do Cristo redentor ...vendo isso, primeiro pensamento nooossaaa o Brasil vai superar países de 1º mundo??? sem estrutura de segurança? hotéis deficientes??? Mas, a copa de 2014 está ai?? Será q vai dar tempo??? Bom, na minha opinião não será os cidadões que vai ganhar com isso...é sim o nosso glorioso governo. Tah....vamos ter concurso para aumentar o policiamento, certeza q vai ser aberto milhares de vagas e daí??? serão vagas temporárias...a nossa economia vai aumentar??? Na mesma revista fala do aumento de vereadores antes das eleiçoes no total de 7.709 vagas que jão foi aprovado...Onde q vamos lucrar com isso tudo??? Os nossos impostos irão mudar absurdamente e o Brasil vai ser palco de muita grana por trás q so Deus sabe se é limpo... Não é desconsiderando nosso país de forma alguma, mas alguém concorde q o mesmo é muito imaturoo p este tipo de evento??? Nem preciso ir muito longeee q o pan foi fracassado...Fico com a minha indignação e assistir sentada o que vai rolar com o nosso país a partir de 2014... Ah, todos os países já tinham quase tudo pronto 7 anos antes e o Brasil???? Vamos rebolar como fazemos em todos os anos nos nossos queridos carnavais...pq assim o Brasil é visto la fora ...será q como vai ser nossa abertura??? samba e muita mulher nua mostrando a bunda???

    ResponderExcluir
  2. Um Marco inicial para historia do Brasil!
    Depois de ser o Maior país com Copas do mundo ganha , agredito no potencial do NOsso Brasil sei q não será Mil maravilhas, em meio a tantas coisa nos brasileiros sofreremso com as especulações do mundo inteiro em nossas costa afinal o "Mundo estara Aqui", estive lendu sobre os empregos que serão gerados pela valorização do Estado em meio a um mundo de Economia e Turismo, apesar de sofremos terriveis ataques quantos aos governantes de todo o País, teremos que investir em saneamento,segurança, cultura,turismo mas acho que só será mais um passo que ia ser dado para o crescimento do BRASIL.

    As Olimpíadas Simboliza para o Brasil Desenvoldo!.

    ResponderExcluir
  3. Adriana se o Brasil foi escolhido e tendo o Rio de janeiro como sede para a Copa, temos q ter a expectativa sim, não quero colocar uma venda nos olhos e não ver o q esta acontecendo mas acreditarmos no nosso potencial...Vc acha que com o que temos e o que podemos até 2016 a fazer não seremos capazes de fazer a Copa Acontecer???
    Vamos dar um voto de confiança!
    Ou será que vms viver sempre um Subdesenvolvimento, porque não vamos dar conta?

    Se esse foi o Momento e pq o MUNDO todo acredita em nosso potencial.

    ResponderExcluir
  4. thatá desculpe nao estou desacreditando no potencial do Brasil, só acho q o Brasil é imaturo p este tipo de evento ainda...Temos q amadurecer muito e 7 anos não é tempo suficiente p resolver todos os defeitos do Brasil. O Brasil nao vai se tornar desenvolvido devido de realizar um copa e uma Olimpiada...Continuo achando precoce o Brasil está abraçando o mundo com as pernas...já temos a copa, pq nao uma coisa de cada vez??? Vamos esperar e ver q consequencia teremos , nao vamos cantar vitoria antes do tempo ....

    ResponderExcluir
  5. e nemmm estou cantando derrota do Brasil nao...espero estar errada!

    ResponderExcluir
  6. Aleluia...
    Consegui atingir o meu objetivo já no segundo dia do blog, estou surpreso com o nível dos comentários.
    Vi a festa na praia de Copacabana, e praticamente exclusivamente na praia de Copacabana. Concordo muito com você thata, o Brasil dará um salto historio. Mas concordo mais ainda com a Drika, uma vez que só saltará com ele quem está em contato direto com o fato. Antes de o Brasil crescer com urbanização. O povo sofrerá, para melhorar tudo deverá ser destruído e reconstruído, para se melhorar o saneamento, deverá ser implantado um novo sistema, ruas serão destruídas, pistas ficaram mais largas, mas antes disso, teremos uma redução das mesmas em obras, teremos poluição, indicies de problemas de saúde assustadores devido a vírus soltos no ar por poeira e poluição automotiva. Segurança concordo será temporário, a final durará enquanto durar os jogos, turismo é lógico, creio eu quero o turismo será a área mais evoluída, a economia será forçada a crescer, mesmo que os bancos sejam forçados a vetar empréstimos familiares. Para investir em grandes negócios, e o povo só se fode. Agora cultura, é algo de educação, e nisso tenho certeza, o governo estará preocupado de mais em construir pistas, ginásios, centros olímpicos, para se preocupar com EDUCAÇÃO.
    A grande oportunidade será o que vai sobrar da guerra, após olimpíadas, sobrará muitos centros esportivos. E a cara do Brasil já será outra...

    ResponderExcluir
  7. os jogos trasem vantegens:
    vantagentes estruturais, pois o páis terá que investir.
    vantagens educacionais,sim não da forma metodológica de ensino,mas um sentimento de espirito esportivos, que pode sim ajudar as crianças as se motivarem á pratica de esportes.
    vantagens de patritismo: já que a grande parte, so lembra que é brasileiro em épocas de copas e jogos.
    Em outros países em que foram realizados os jogos , as vantanges passaram de simplesmente vantagens turísticas. A econimia cresce, empregos foram criados, no caso de países em desenvolmento, se não hover uma estutura adminitativa financeira e oçamentária pós copa pós jogos, todos os investimentos, serão invão.
    Policamento é necessários e dou graça a copa e as olimpíadas, pois se não fosse esse eventos,talvéz com os próximos governos em vezes de investimentos preventivos como estes , teríamos investimentos repressivos.
    A questão para mim mais intregantes é eu sou somente patriota por ser sede ou por ter um time de fultbool que vence esses eventos? e o resto , as rizess culturais , naturais?
    O que mais gosto de eventos esportivos e ver o que eles podem transformar a vida tão de crianças quanto de adultos.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a Thatá.. As Olimpíadas assim como a Copa de 1014 serão marco na história do Brasil. Acredito que o Brasil consiga sim superar países de 1º mundo.. Um exemplo disso, a Barcelona na Espanha, foi um dos cenários para as Olimpíadas, um pais que se reestruturou devido e esse evento, onde hoje é o pais onde o turismo é o mais evoluido, trazendo melhoras nas condições de vida da população, saneamento e educação. Já o Canadá por exemplo, é um pais de 1º mundo que não se organizou como deveria para as Olimpíadas e que terminou de pagar suas dívidas só em 2006. Então acredito sim no potencial do Brasil, uma vez que ele já faz parte das 7 maravilhas do mundo e onde está também entre as 20 potencias economicas do mundo.. o que já é um ENORME avanço para um país emergente. O Brasil está aos poucos conquistando seu espaço, e a responsabilidade não vem apenas do governo, a população também tem que fazer sua parte, se é o governo que tem a maior autoridade é pq permitimos isso, somos nós que colocamos eles no poder, a mudança antes de tudo tem que vir de nós mesmos, pq senão vai ficar na mesmice de sempre. É muito fácil reclamar de quem está no poder, sendo que nós mesmos que os colocamos lá.. é como eleger por exemplo síndico de um condomínio e ficar reclamando dele depois. Quem tem o poder de mudar o Brasil somos nós mesmo!
    Então, essa é a minha opinião, é claro que o Brasil tem muito o que mudar mas tbm não podemos deixar de acreditar no nosso país ;)
    ~' Quem sabe faz a hora.. não espera acontecer !

    ResponderExcluir
  9. Assim que eu gosto, de ver as pessoas comentando, mostrando seus pontos de vista, verdade Dani e Jaque. O espírito patriota das pessoas só desperta nas proximidades a Copa do mundo e jogos e que superamos países de primeiro mundo, mas não podemos esquecer que ali o que foi disputado foi política. Sim varias crianças se inspiraram em atividades físicas. Infelizmente as pessoas que moram em favelas, darei um exemple a estrutural em nossa cidade, essas não têm tanta chance, uma vez que para treinar precisam de materiais esportivos, seus pais precisam de empregos, mas os jogos serão daqui a sete anos e no rio. A copa do mundo virá a São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, Cuiabá, Manaus, Natal e Brasília (Brasília é Plano Piloto, só quero lembrar isso). O que quero é deixar as pessoas atentas, que o Brasil deveria ser igual a todos. Eu poderia estar fazendo mais festa que qualquer um, a final tenho uma estrutura cultural e física que muitos não têm, eu sou judoca e faixa marrom, sou competidor, se me dedicar um pouco mais posso pegar um pedaço dessa fatia, mas Ops. Para isso teria que parar tudo e me dedicar só a isso. Ai caímos novamente na realidade, que se eu não tenho tanta chances, quem não vive disso e para isso só ficará com mais vontade.
    Por favor, não pensem que só vejo o lado negativo, pois não é isso. Sei que o país irá crescer, mas teremos uma nova Brasília? Cinqüenta anos em cinco? Ótimo, e nos afundaremos em dividas? Ainda não sabemos, hoje só vivemos a festa, soltamos fogos, o país irá crescer... ele irá, indiferente de jogos ou não, acredito no meu povo, ainda mais por que hoje vejo pessoas como a Dani, Thata, Jaqueline, Luciano, Taynara, Drika e eu, jovens com consciência que debatem temas diversos e nos importamos com o conhecimento. Isso me faz acreditar, mas enquanto não conscientizar o povo a lutar e querer qualidade de vida ao invés de festa. A Copa será, torcedores de futebol com camisas amarelas, e festeiros com cornetas em competições de Olimpíadas, vendo rochas crescendo em cidades, vendo quem tem dinheiro ter mais. E o povo Brasileiro mesmo ficando para trás.

    ResponderExcluir
  10. Caro Duda,

    O felicito por mais este esplêndido Tema!!!
    Uma pena que eu venha me expressar tardiamente, porém acredito que ainda seja válido.
    Sobre as Olimpíadas Rio 2016 confesso que pouco me entusiasmou, pois como Você mesmo disse para alguns não passará de um grande espetáculo e acrescento: porque Não será acessível a todos.
    Jogos Olímpicos podem significar “SONHOS”, estes de poder mostrar os talentos que são inatos à nossa existência; assim como de adentrar no mundo irreal do sucesso passageiro que isso proporciona. Ressalto também que como Você mesmo disse: As Olimpíadas podem aumentar as oportunidades sócio-econômicas de um País. Olhando nesta perspectiva, poderíamos dizer que esta é positiva, entretanto, temos o “outro lado da moeda”, que é negativo e digno de reflexão.
    Primeiramente se deve levar em consideração que serão gastos muito dinheiro para a infra-estrutura do evento, o que não traz como garantia que há possibilidade de saldo. Em segundo lugar, como eu disse, é um sonho poder competir ou pelo menos participar de uma Olimpíada como essa, no entanto, sabemos que nem um terço da população tem condições de ser integrado ao acontecimento. Em um terceiro ponto se torna uma contradição a localidade escolhida ser o Rio de Janeiro, sendo este uma das cidades mais violentas do Brasil, devido à desigualdade social que a permeia. Porque será que a Dinamarca, sendo um País tão rico não escolheu sediar a tão cobiçada Olimpíada?
    Interesses sempre há em nosso País, no entanto não com a situação decadente da maior parte de sua população, mas com o crescimento individualista da conta bancária de alguns.
    Pensemos...

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Lu,
    Nunca é tarde de mais para nada...
    Bem lu, você mostrou pontos de vistas muito semelhantes aos meus, quando falam em investir dinheiro para melhorar a infro-estrutura do país, não será do país inteiro, será das cidades onde ocorrerá a copa, principalmente o Rio, onde ocorreram as provas das Olimpíadas.
    Vou fazer um comparativo, como o povo é facilmente iludido, tivemos no Brasil algo grotesco, tivemos o cancelamento do ENEM, o que gerou na mídia um grande estardalhaço. Onde o país vai parar sem a educação? A mídia estava gritando, mas do nada o mundo parou e gritou: - VIVAAAA VAMOS SEDIAR AS OLIMPÍADAS DE 2016. E o escândalo do ENEM foi abafado. Só não digo que foi esquecido pois os jovens que foram prejudicados, esses guardam no peito a magoa de viver em um país burro e fácil de ser governado.
    Acredito muito em nosso potencial, não digo que deveríamos lutar contra as Olimpíadas, como algumas pessoas que lêem meu blog devem estar pensando. Ele só critica? Hehe de forma alguma, só quero que as pessoas vejam que como o Luciano disse, toda moeda tem duas faces. E uma sempre é a mais cara, e a outra sempre cai de cara no chão. Só temos que acordar, que só sorrir não nos levará a lugar algum...

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o Duda e realmente temos q acordar e nao acho q vc so critique e vê mais pontos positivos do q eu. Ainda acompanhando as notícias vi que passada a festa em Compenhague e na Praia de Copacabana, Lula garantiu que o trabalho para organizar as Olímpiadas começariam no dia seguinte...é claro q tem q começar, pois só temos 7 anos p organizar tudo??? A questão do legado social para a cidade - sede tem um peso grande na avaliação do COI,e estas promessas devem ser encaradas com ceticismo. Afinal, como mencionei acima ...muito foi prometido para os Jogos Pan de 2007, ex: Despoluição da Baía de Guanabara e a extensão do metrô carioca até a barra da tijuca, e quase nada foi feito.Desta vez, preveem- se gastos bem marioes do que a do pan. É bom lembrar que os jogos Olímpicos, na essência, são apenas um eventos esportivo de 2 semanas. Um grande evento por si só, mas q nao pode, por si, resolver todos os problemas de uma cidade ou de um país. Criar expectativas excessivas em torno dos Jogos é o primeiro passo para uma decepção igual ou pior do q a do Pan. Mas, como nosso querido Pelé disse..." Brasil tem eu e lula " ou seja, nao precisamos de mais nada, já q eles são deuses...

    ResponderExcluir
  13. Bem Dri, temos muito a fazer nesses sete anos, e creio que cabe a nós concientizar o povo...
    Temos que saber exigir a melhoria da qualidade de vida do povo. e o cumprimento das leis. Fazer uso da honra. aí sim quando chegar a data. poderemos festejar não as olimpíadas e sim o crescimento cultural de todos...

    ResponderExcluir