sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O que aconteceu? Não vale mais apena se relacionar?

Bom dia meus querido amigos e leitores,
Quero me desculpar com vocês desde já pelo infortúnio de não postar no horário combinado, mas ontem tive um imprevisto de ficar sem conexão devido à chuva, não pude nem responder os comentários e nem publicar o novo tema.
Mas não vamos mais perder tempo. Minha amiga Rachel solicitou e aqui está. Porque nos dias atuais há uma banalização muito grande nos relacionamentos? Bem, este tema é um tanto polemico, principalmente porque falar em relacionamento é o mesmo que guerra entre os sexos, ninguém aceita os erros que comete. Mas hoje quero ver é o circo pegar fogo e eu não vou salvar um só palhaço.
Mas voltando ao tema, colocarei o meu ponto de vista.
Nos dias de hoje vivemos uma grande avalanche onde ninguém quer se ferir, então é melhor passar por cima a ser soterrado. O descaso com o outro se tornou tão aparente que é difícil se entregar. O medo é outro fator para não se envolver. Com a Globalização e facilidade de acesso as informações do mundo, nos transformou em seres ultra metamorfos, as mudanças são tantas e em uma velocidade tão grande que não sentimos mais as marcas do tempo. Estudei por um tempo Romantismo, Renascentismo, Iluminismo e como seria hoje chamada a era da informação se fosse olhar como o foco relacionamentos? Eu a chamaria de DESCASO.

Ontem em uma taberna com amigos conversamos sobre esse tema e rimos muito. Eu ri para não chorar. Falamos da desvalorização da mulher. A mulher sempre foi o ponto chave da sociedade, para provar isso costumo fazer a seguinte pergunta, quantos poetas tiveram como inspiração mulheres? A resposta é: Quase todos, mas se inverter a pergunta, quantas poetizas foram inspiradas por homens? Eu particularmente desconheço uma se quer. Conheço as que utilizam o tema homem com um feminismo tão grande que me deprime ou enoja.

Desde os primórdios o homem nunca teve aquilo que chamamos de “muito caráter”. Então quem mediava tudo eram as mulheres, nos dias atuais as mulheres se vulgarizaram muito se permitindo rótulos como Melancia, Melão, Picanha, Filé e etc. Temos aí o que chamamos da lei da oferta e da procura. Para que algo serio, se está tão fácil ter uma variedade imensa de mulheres. A pesar de eu hoje repudiar isso e preferir muito mais a qualidade a quantidade. Hehe devo estar ficando velho.

Bem, temos aí um novo ponto de vista que são perguntas de abalam estruturas.
- Mulheres: Se os homens não valem nada porque temos que valer?
- Mulheres: Direitos iguais! Ou eu não posso ficar onde, como, quando e com quantos eu quiser?
- Homens: Para que ser santo se elas preferem os cafajestes?
- Homens: Fiquei com ela ontem, se eu não ligar sou filho da puta, se ligar sou grudento, o que faço?

E assim vai, agora eu pergunto, até quando vai essa guerra? Não sou contra o funk sou contra a depreciação da imagem da mulher. Não sou contra movimentos que provocam do contrario adoro, mas particularmente falando prefiro só para mim, gosto de me sentir especial. Para que vou me envolver se ninguém está merecendo o que tenho a oferecer, e quando quero oferecer a pessoa fala, não estou a fim de nada serio... Essas são questões do dia a dia.
Onde o mundo vai parar eu não sei, o que sei é que se não fizermos algo, as coisas só tendem a piorar.
Não vou mais estender mas sei que tem vários fatores, eu quero o seu ponto de vista.

O porquê da banalização dos relacionamentos?

14 comentários:

  1. Não acho que o problema da atualidade seja exatamente o descaso, pelo menos não que diz respeito a relacionamentos. Pra mim, o que tá pegando mesmo é a superficialidade. Como vc disse, as mudanças são muitas e em muito pouco tempo. Renovar, ter sempre algo novo em mãos é quase uma obrigação. Com todo mundo tão preocupado em experimentar o máximo de coisas diferentes, falta tempo para se aprofundar no que aspecto mais legal dos relacionamentos: a intimidade. É aquela velha história de conhecer várias pessoas, mas, ao mesmo tempo, não saber nada verdadeiro sobre ninguém. E não ter ninguém que saiba nada verdadeiro sobre vc. Porque é muito difícil se entregar de verdade, se expor, sabe. Daí o medo, a superficialidade e, consequentemente, o descaso (especialmente consigo mesmo).
    Sobre a desvalorização da mulher... É, infelizmente, é uma realidade. Discordo quando vc diz que "nos dias atuais as mulheres se vulgarizaram muito se permitindo rótulos..". Falando assim, parece que a culpa é só nossa, o que não é verdade. O machismo está presente em nossa sociedade e nos é passado diariamente, em coisas tão pequenas que às vezes nem percebemos (como essa afirmação). A culpa, no fim das contas, é individual: das mulheres que ainda se sujeitam a serem apenas objetos decorativos e sexuais e de homens que ainda sustentam - e bancam - essa visão.
    Mais forte que a lei da oferta e da procura é a dos pesos e medidas. Pra mim, a pergunta certa nem é se ainda vale a pena se relacionar, mas se o momento da sua vida é propício para isso, se vc está a fim de se deixar conhecer, etc. E se a pessoa que vc escolheu vale a pena, claro.

    ResponderExcluir
  2. Adooooro comentários críticos e analíticos, Gláu obrigado eu adorei.
    O bem da verdade é que concordamos em tudo, com visões divergentes em pequenos aspectos, quando falo da vulgarização da mulher, não digo que a culpa seja só de você. Do contrario afirmo que homem nunca foi muito propicio a presta, mas agora com essa quantidade de mulher não valendo nada, é mais fácil.
    Antigamente as pessoas usavam bailes para se conhecer, troca de olhares, e muita conversa. Hoje é uma mechessão de bunda, é só escolher pegar pelo braço e pegar doenças. Tudo é muito simples. Antigamente os homens transavam com todas e escolhiam as virgens para casar. Como é raro hoje uma mulher virgem ele se casa com a menos “piriguete” (não julgo todas, me refiro exatamente às mulheres objetos que você citou).

    ResponderExcluir
  3. Cara, não sei. Pra mim, esse papo de que "o homem nunca foi muito propício" é uma muleta pra justificar atos que seriam recriminados socialmente. É a mesma coisa de dizer que o homem está autorizado a trair pq é "da sua natureza", entende?
    Claro que hoje as coisas estão bem mais fáceis para os dois, mas é bom lembrar que cada um escolhe o caminho que mais se identifica. Todo mundo tem seu livre arbítrio, mas nem todo mundo sabe usar: não adianta ir no baile funk querendo achar seu príncipe (ou princesa). Depende tbm das suas intenções, né?
    Ao mesmo tempo que é mais fácil "pegar alguém" hoje em dia, ficou praticamente impossível encontrar uma pessoa que desperte a vontade de construir algo mais. É o preço.

    ResponderExcluir
  4. O Gláu, acho que agora não falamos a mesma língua. Eu discordo, não digo como uma muleta e sim com profundo pesar. Acho ridículo o homem não se dar o valor, eu particularmente falando me dou, não vou ser hipócrita de dizer que não aproveito oportunidades, mas me cuido, me informo para aceitar qualquer uma que venha pela frente.
    Quando me refiro ao fato do homem desde sempre não valer muita coisa nesse quesito, me refiro à mulher se desvalorizar ao ponto de se igualar...

    ResponderExcluir
  5. O desenrolar da globalização entre outras coisas tornou o relacionamento muito fútil. Em filmes e novelas e seriados percebe-se uma banalização e invenção do que é se relacionar com alguém hoje. Concordo quando diz que está ficando velho por preferir qualidade a quantidade, mudamos porque percebemos que ser realmente queremos alguém para passar a vida inteira junto essa pessoa tem que ser muito mais do que uma melancia, um filé, banana split, etc kkkk.

    A mulher tem sim de desvalorizado, a maioria acha que fazer sexo é mais importante do que fazer amor, pegar o cara gato e sem caráter é melhor do que esperar para conhecer aquele cara que vai tratá-la como uma mulher mesmo.. ser gostosa hoje está virando título de mulher burra e não tem que ser assim.
    Sinto falta dos homens que compravam flores e escreviam poesias para ganhar um sim como resposta de um convite para jantar, ou simplismente a mulher poder dizer sim para um convite de café onde realmente só tomará um café e terá uma boa conversa sem medo de ter que acabar na cama do cara.

    Eu realmente me acho uma velha de 200 anos, porque prefiro ficar solteira a ficar saindo com caras que não vão valorizar a mulher que eu sou.

    ResponderExcluir
  6. Se as mulheres abominassem os homens safados eles procurariam uma forma de mudar seu comportamento, mas enquanto houver mulher achando isso bonito, a sociedade continuará taxando eles de bonzinho, garanhões, etc.
    Estamos vivendo uma época onde se perdeu todos os valores, principalmente pra mulheres, que querem se igualar aos homens de uma forma desrespeitosa...
    Não adianta cobrar o que não se propõe, se a mulher propõe igualdade no sentido de homem galinha, mulher também galinha, nao adianta querer cobrar depois uma coisa séria.
    É a mesma coisa, se vc nao vota nao adianta cobrar os direitos se vc nao fez seu dever q eh votar.
    Sou mulher, mas acho errado a maioria de nós colocarmos a culpa no homem: "nao da pra ter relacionamento sério, homens nao valem nada". Mas isso nao passa de justificativa pra 'fugir' dos relacionamentos. Da mesma forma se o homem vir dizer: "as mulheres ultimamente estão vulgares, nao da pra namorar". Que muitas estão vulgares, estão. Que muitos homens são galinhas, são tambem! Mas a ponto de generalizar e dizer q definitivamente NÃO da pra namorar ja é demais! Confesso, tenho muitas justificativas em questão de namoro "nao tenho tempo, não sei se vale a pena", mas a maioria são discupinhas pra nao enfrentar meu medo que é encarar um sentimento. E é isso que a maioria faz: generaliza e inventa as mais diversas desculpas pra nao namorar, e por fim: nao encaramos os problemas e colocamos a culpa no sexo oposto! É o grande mal da humanidade...

    ResponderExcluir
  7. A propósito: a Magnólia está super certa, quizera eu ter nascido na época em que respeito era a base de tudo. Mas o tempo muda e vira a grande bagunça que está hoje. Tudo culpa nossa, do ser humano em geral. Fica querendo ser "moderno" demais e acaba nisso...

    ResponderExcluir
  8. A vulgaridade, é apenas um ponto de vista , e cultual.
    Hoje depois de conhecer alguns lugares, e locais, vejo que o preconceito é mais imperante em sociedades subdesenvolvidas como a brasileira. E depndendo do estado isso é mais que natural , as pessoas se conhecerem hoje e irem para um motel.
    Se a mulher é fácil creio que é uma cosequência mais da banalização mesmo do sexo.
    Os homem se dizem chocados , mas eu me choco quando uma cara que nen conheço direito me chamna para " transar".Se elas estão fazendo isso, talvez seja mais por falta de opção mesmo,pois é difícil encontrar um homemn que queira namarar ou quando encotra, que ele seja fiel . Já que a grande parte dele preferem a quantidade ,ainda , tem medo de ficar somente com uma e perder a liberdade.
    No fim tudo é falta de comunicação.
    A banalização é uma faze, retorgoda da supervaloriação do físco.

    ResponderExcluir
  9. Eeeeeeeeeee... Dalhe Magnolia. concordo em tudo, genero, numero e grau. só fiquei tristem em saber que realmente estou fincando velho. Bem. eu combinei com uma amiga e o proximo tema será ao no sentido da evolução da mulher. de onde veio, onde chegou e para onde vai, não é nada certo ainda. mas vamos chegar lá. a questão é que as pessoas leem o blog, e talvez por vergonha não se manifestam, acho incrivel o numero das pessoas que pensam correto e como ainda deixam as coisas passarem diante de ti e não fazer nada...


    Senhorita Paula, é disso que estou falando. Abominar homens canalhas, mas não basta abominar os safados, têm também que dar o valor aos que merecem coisa que não está sendo feito. não podemos esquecer de lado algum. todos os lados tem que ser vistos. e trabalhados. Quanto ao sentido de não dar para namorar. isso abrange muito mais aspectos, muitos preferem realmente só ficar, e ao invez de ser sincero e passar isso para o pretendente, prefere engana-lo e iludi-lo dizendo que não tem tempo. dizendo que tem muito estudo.
    Me fere muito mais a mentira que a verdade. vou dar um exemplo a um tempo atras, me envolvi com uma mocinha, que ela vive sem tempo. mas quando parei para observar, ela sempre sai, viaja, está junto com amigos e lugares diferentes. Essa pessoa não merece nem mesmo minha amizade. E depois que perde corre atras e diz, que homem que não presta. olha pra mim e diz. quero ser sua amiga, gosto de você, quero ficar com você, mas nada alem disso. para que ficar dando o tal PERDIDO.
    O problema está em nós, quando pararmos de culpar os outros, e corrigir os nossos erros, vamos para a frente...

    ResponderExcluir
  10. é a senhorita dani, colocou outro ponto de vista que eu não havia pensando... meio que comentei por auto mas muito indiretamente na resposta a paula.
    As pessoas se perderam, culpam os outros, mas o fato é que não querem se relacionar, a variedade, versatilidade é aparente. Concordo em alguns paises é comum, e eu não critico isso. eu critico a ilusão. o enganar, quando enganamos alguem, essa pessoa guarda uma marca de dor no ego profunda, que infelizmente todos nós ja sentimos. isso nos impede de querer algo serio novamente. não só o homem, mas muitas mulheres hoje temem perder a liberdade. como falei a cima. o problema está em nós, no dia em que pararmos de procurar o problema nos outros, e nos corrigir vamos evoluir. mas será que vamos fazer isso?

    ResponderExcluir
  11. BEM PESSOA. EU ACHO QUE TEMOS MUITO MAIS A DISCUTIR SOBRE ESSE TEMA...
    ME RECUSO A POSTAR OUTRO TEMA ATÉ SEGUNDA...
    QUERO SABER O QUE ACONTECEU. PORQUE ACONTECEU. E COMO PODE SER MELHORADO.
    ENTÃO ESSE TEMA SEGURA O FINAL DE SEMANA. UM BOM DESCANÇO A TODOS. ATÉ O PROXIMO COMENTARIO.

    ResponderExcluir
  12. Pois é Duda... a questão da pessoa nao querer se relacionar exigem vários fatores. É como voce disse: nao basta banalizar os canalhas, tem que dar chance aos que prestam. Tudo na vida tem vários lados e o que quero dizer é que não é a maioria que inventa desculpas pra sacanear. Eu, por exemplo, tenho um certo problema psicológico rsrsrs... tenho medo de me relacionar. Não sei se eh pq vejo mta gente sofrendo e vejo q existem mtos problemas em um relacionamento, sei que sinto uma certa resistencia até pra ficar, pq nao axo certo ficar sem ter intenção de coisa séria. E qdo eu digo "nao tenho tempo" e talz...essas desculpinhas são por causa desse medo de relacionamentos. Entao o q to qrendo dizer eh q nem sempre a pessoa tem a intenção de sacanear... o q nao pode eh generalizar e dizer q o problema ou o medo é simplesmente culpa do sexo oposto. Esse é o problema, a pessoa quer se justificar e culpar os outros em relação ao seus problemas. A chave do negocio é o DIÁLOGO mesmo. É como eu sempre digo: soh com o dialogo resolvem-se as caisas. Se a pessoa chegasse falasse logo: olha, quero soh ficar. Ou entao: tenho intenção de namorar. Ou: tenho medo de me relacionar, tem como vc me ajudar?
    Seria tudo mais fácil se as pessoa falassem a intenção logo de cara ao invés de colocar a culpa nos outros...

    ResponderExcluir
  13. obrigada Duda por ter atendido minha sugestão ficou mt bom o q vc escreveu, e eu continuo a falar a mesma coisa, cada vez mais os relacionamentos tão superficiais , ngm quer mais dividir experiencias, cada dia q passa a 'pegação' rola solta, realmente isso tem a ver com quanto o comportamento da mulher mudou, mas tbm existem justificativas, a mulher já foi mt seujeita a fazer sempre o que o homem quiz, e hj ela conquista seu espaço no mercado, e se acha totalmente igual em todos sentidos em relação ao hoemem,concordo plenamente que relamente somos iguais em direitos e deveres aos homens, mas devemos mudar essa visão,queremos relacionamentos maduros, queremos nos entregar e ter um feddback de que isso tá sendo positivo!

    ResponderExcluir
  14. O ato de relacionar está mais ligado aos fatores externos ao ser humano:luta por melhores colocação do mercado de trabalho,por exemplo. O ato de se relacionar com o próprio eu perde-se nessa imensidade de cobranças sociais, existem receitas á venda nas livrarias e nos consultórios dos especialistas, pscólogos, psquiatras, teólogos,etc. muitas pessoas nem conseguem sentir a pulsação do proprio coração, da própria respiração.Será que o outro exite? Nós,homens dominadores, estamos preso ao machismo criado grécia, aperfeiçoado em Roma, nunca escutei algum debate de especialista em machismo. Por incrível que pareça o grande machista cruel é aquilo que chamamos de mulher,

    ResponderExcluir